terça-feira, 6 de maio de 2014

JUVENTUDE FRANCISCANA DO BRASIL REALIZA IV CONGRESSO NACIONAL EXTRAORDINÁRIO


Entre os dias 01 e 04 de maio de 2014, em Mogi Mirim/SP, no Convento Monte Alverne dos Frades da TOR, a Juventude Franciscana (JUFRA) do Brasil viveu um momento histórico na sua caminhada de 43 anos como organização religiosa no Brasil. Com o intuito de concretizar uma resolução aprovada no seu XV Congresso Nacional Ordinário, realizado no ano de 2013 em Santa Maria-RS, toda a juventude franciscana se movimentou para que esse evento pudesse acontecer com serenidade, fraternidade e sabedoria.


Assim, realizou-se o IV Congresso Nacional Extraordinário da Jufra do Brasil (CONJUFRA), com a presença dos Regionais: Norte II – Pará Leste e Amapá, Norte III – Pará Oeste, Nordeste A1 Maranhão, Nordeste A2 Ceará/Piauí, Nordeste A3 Paraíba/Rio Grande do Norte, Nordeste B1 – Pernambuco/Alagoas, Nordeste B2 - Sergipe, Nordeste B3 – Bahia Norte, Nordeste B4 – Bahia Sul, Oeste – Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Rondônia, Sudeste 1 – Minas Gerais, Sudeste 2 – Rio de Janeiro/Espírito Santo, Sudeste 3 – São Paulo, Sul 1 - Paraná, e Sul 3 – Rio Grande do Sul. Teve como objetivo geral: Revisar as Diretrizes de Formação da Jufra do Brasil para todos os jovens, desde o inicio de sua caminhada na Jufra até sua o compromisso de profissão na Ordem Franciscana Secular – OFS, bem como Revisar o seu Estatuto Nacional.


O processo de Revisão das Diretrizes contou com uma Equipe de Formação para Edição/Redação das propostas de alteração, compostas pelos irmãos: Mayara Ingrid (Secretária Fraterna Nacional da Jufra), Ana Carolina (Formadora Nacional da Jufra), Frei Wellington de Buarque (Assistente Espiritual Nacional da Jufra) e Raphael Taboada (Animador Fraterno Nacional da Jufra), além das propostas previas enviadas pelos Regionais e dos grupos de estudos feitos no CONJUFRA. No processo de Revisão do Estatuto foi constituída uma Equipe Jurídica para Edição/Redação das propostas de alteração, compostas pelos irmãos: Ariana Baccin (Secretária de Formação do Regional Sul 3 – Rio Grande do Sul), Jéssica Lima (Comunicadora Nacional da Jufra), e Raphael Taboada (Animador Fraterno Nacional da Jufra), além das propostas prévias enviadas pelos Regionais, e consulta ao irmão Nivaldo (Família Franciscana do Brasil, Assistente Jurídico da OFS).


Nesses dias de estudo, servidão e desafios, desejávamos alcançar a mesma coragem de Francisco de Assis ao Construir o Reino do Senhor em seu coração e despojar-se de tudo que lhe prendia, almejando apenas viver entre irmãos e seguir a risca o Santo Evangelho. De forma fraterna, conseguimos proporcionar a construção de estratégias de atuação a partir dos desafios da realidade local, visando provocar mudanças na realidade das comunidades locais, na perspectiva da Formação.


Com o Tema: “A JUFRA que queremos ser: novos tempos, nova formação” e Lema: “Eis que faço nova todas as coisas (Apoc. 21,6)”, aceitamos o desafio de emendar nossa roupa velha com o retalho de uma nova, acreditando que o Vigor de Francisco e a Ternura de Clara fosse ponte necessária para preservar o Espírito de Assis em todos os irmãos que participaram desse processo.


Hoje, os últimos irmãos do Congresso são enviados com a grande missão de levar a boa nova rumo às suas fraternidades locais e ,mais que isso, enraizar que essa benção só se tornou possível porque nunca perdemos de vista nosso ponto de partida. A JUFRA do Brasil entende que suas Fraternidades devem ser cada vez mais franciscanas, vivas, jovens e chamadas à missão, à evangelização e à transformação e, por isso, quer viver o Evangelho a partir de atitudes corajosas que promovam a Paz e o Bem.


As fotos do encontro podem ser encontradas no facebook da Jufra do Brasil: www.facebook.com/jufradobrasil. Em breve, os documentos atualizados serão disponibilizados no nosso site www.jufrabrasil.org.


Por Jéssica Lima – Secretária Nacional de Comunicação Social, Registro e Arquivo


Contatos para informações:



Secretária Fraterna (Presidente) Nacional

Mayara Ingrid – (34) 9126-7229 Tim


Secretária Nacional de Formação
Ana Carolina – (31) 9283-7999 Tim

Nenhum comentário:

Postar um comentário